quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hino Oficial da Bahia

Bom, aproveitando o feriado de Tiradentes (21 de abril) esta é a minha segunda postagem de hoje. Não sei se repararam, mas o subtítulo do tópico diz "opinião e informação" e eu vou tentar cumprir a palavra.

Ontem, o hino ao 02 de Julho (data que marca a Independência da Bahia) passou a ser o hino oficial do Estado. Eu, como boa baiana e frequentadora de curso superior, confesso que até cantava o hino na época da escola, mas que não tenho de côr toda a letra na mente (a do Reboletion eu tenho).  E, para ajudar aos conterrâneos e divulgar a letra para outros brasileiros, vou postar a letra inteirinha do hino aqui e, de quebra, um link do Youtube para conhecimento da melodia (por favor, não façam como um músico mostrado no jornal BATV (Rede Globo - Bahia) ontem que matou o hino todo, mesmo estando com a letra na mão). Lá vamos nós:

"Hino "Dois de Julho"
Musica: José dos Santos Barreto
Letra: Ladislau dos Santos Tita

Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro

Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações

Cresce, oh! Filho de minha alma
Para a pátria defender,
O Brasil já tem jurado
Independência ou morrer.

Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações

Salve, oh! Rei das campinas
De Cabrito a Pirajá
Nossa pátria hoje livre
Dos tiranos não será"


Para os que não sabem o significado de algumas palavras, consultem um dicionário.

Para quem não entendeu a parte "O Brasil já tem jurado independência ou morrer", uma viagem pela história não fará mal nenhum.

Para os que riram quando eu assumi que não sabia a letra, vou tentar me salvar.... o Hino Nacional eu canto inteirinho sem nenhum acompanhamento (ahá... nem tudo está perdido... huahauahauahauhaua).

Vida longa ao patriotismo!!!

0 comentários: