domingo, 27 de janeiro de 2013

Domingo, TV e Facebook

Bora botar ordem nessa bagaça! Eu vou escrever aqui sempre que der vontade.... o que pode gerar mais de uma postagem por dia. É a minha última tentativa de não abandonar o blog. :-)

Hoje, domingão, dia nacional do tédio e da preguiça, é um ótimo dia para escrever. Não tem trabalho, não tem ânimo pra mais nada... me restanto a tv e a internet, em especial, o facebook.

Vamos começar pela TV. A chamada "TV fechada", ou TV paga ou sei lá que outro nome se dá a ela, ainda é sonho de consumo de muitos e realidade de alguns (ou seria o contrário?). Todo mundo que não tem os canais que vão além da tv aberta jura, de pé juntissimo, que no dia que tiver vai se livrar das novelas, gugus, bbb's e outras tantas porqueiras. Ledo engano. São poucos aqueles que realmente abandonam de uma vez por todas as tralhas que circulam nas redes bobos e afins. Dia de domingo então... hum.... é quase inevitável não ver uma dança de famosos ou uma dica do Doutor Draúzio Formado Varela em todas as especialidades. Afinal, no dia seguinte, nas resenhas de cafezinho no trabalho, o assunto certamente vai passar por aí. Quem vai querer ficar de fora???

Aqui em casa o sinal da tv fechada se restringe ao quarto, na sala, onde fica o pc, me viro mesmo com a tv aberta e, confesso, não abro mão dela. Faz uns três anos ou mais que eu decidi não mais ver a tal Revista Eletrônica, o Fantástico... que, de fantástico mesmo, pra mim, só tem o nome. Antes da tv paga, eu optava em ver o bom e velho Silvio Santos (agora melhor ainda com suas caduquices estratégicas). Depois da tv, continuo com ele.

É claro que o Fox, Megapix, Cinemax e outros tantos canais do pacote básico (nada de Telecine ou HBO com os adicionais carissimos para a minha pessoa) não tenham o seu valor. Claro que tem e muito. Mas não dá pra esquecer as reprises de Pica Pau do canal do crente, o de volta para minha terra e outros, assim... de uma hora para outra. A gente tem que ver, opiniar, criticar, apoiar, esculachar e continuar assistindo. Mesmo que depois a gente tenha a cara de pau de perguntar quando a programação vai melhorar, esquecemos aí uma coisa crucial: os canais da tv são empresas; empresas buscam lucros; audiência dá lucro. Então, mesmo que vc assista somente para analisar o quão ruins elas são, não importa! Enquanto der audiência a programação vai ser essa aí.

São poucos os programas que eu critico até a última gota de saliva. Quando eu assisto e não gosto, em geral, não assisto mais. Se tiver muito falatório do programa nas redes sociais, eu assisto mais uma ou duas vezes e bato o martelo (ou não) de não assistir mais. Foi assim com o Pânico, com o Fantástico e com alguns outros que não servem nem de som de fundo para quando eu estiver usando o pc com a tv ligada.

Mas, se é domingo, se não tem dinheiro para a praia (porque foi-se o tempo que praia era programa para pobre), se a tv aberta mantém a mesma maresia de sempre, o que nos resta? A super internet, em especial, o facebook. Rede social de sucesso inegável, o face serve como válvula de escape para todo o nosso desânimo. Páginas de piada, correntes infinitas de ajuda, memes bombando de todos os lados e imagens e mais imagens com frases filosóficas sobre a vida servem como a distração ideal para espantar o lado nefasto do domingo.

Criado para que as pessoas falem a vontade de suas vidas (e, é claro, espiem a vida alheia), o que mais me incomoda hoje no facebook é a quantidade de imagens. Observo que hoje ninguém mais ler o que vc escreve, se for só texto, passa batido (exceto quando vc muda o status do relacionamento... aí é tanta ajuda psicológica de amigos e invejosos que vc chega a se questionar se exibir aquela mudança foi uma boa idéia). Tem que ter imagem para compartilhar, pra curtir, pra entender a piada... É nessas horas que agradeço a não publicação de gift's.

O que eu mais gosto no facebook hoje são os joguinhos. Jogo de quebra cabeça, jogo de fazendinha, de parque de diversões... Tenho tantos que mal dou conta de todos. O mais engraçado é que canso de ver pessoas gritando aos quatro ventos "parem de me mandar solicitações para jogos", ao tempo que mantém a sua fazendinha tão ou mais bem cuidada do que os jogadores assumidos, e lotam nossa caixa de entrada com pedidos de mamadeiras, açúcar, luvas etc. Essa é a grande mania do povo: gritar por mudanças sem fazer nada para mudar.

Agora vou ali, tentar passar do level 51 de um joguinho, dar comida as minhas cabras virtuais e pedi fertilizantes aos meus amigos peões.
Minha fazendinha virtual

Até a próxima! ;-)

0 comentários: