sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Amém!

Ahá! Acharam que eu já tava mangueando com a jura de novo né?! Nãnãninãnã... Eu tô firme e forte. Não teve postagem nos últimos três dias porque, advinhe... Eu ainda estou em processo de adaptação com meu cabelo natureba! Mas, não vou falar do meu cabelo hoje não.... Vamos virar o disco (ahhh.... os tempos de LP rsrsrs).

Bem, outro dia, eu vi uma reportagem sendo divulgada lá no facebook, que, aos olhos de quem está de fora do processo, parece até piada. A matéria foi publicada em um dos canais da UOL, trata de um pastor que dizia que seu pênis era abençoado e, ainda segundo o pastor, Jesus deu-lhe a missão de distribuir o leite sagrado "Ele dizia que Deus só entraria em nossa vida pela boca… ele pedia para a gente fazer sexo oral nele até o espírito santo aparecer por meio da ejaculação”, relatou uma jovem de 23 anos, que preferiu não se identificar.(...)"" (A reportagem vc confere clicando aqui).

Eu confesso, na hora eu soltei uma risadinha e cheguei a pensar que tem tanta gente inocente no mundo que é capaz do inferno fechar as portas por falta de almas bandidas. Mas, depois, pouco antes de compartilhar a reportagem lá no Face, eu pensei um pouco mais e cheguei a conclusão que, quando alguém faz algo motivado pela fé, ele não faz para ser piada, nem porque é um completo idiota, ele faz porque a fé é o sentimento mais sagrado que ele pode ter.

Calma! Não estou falando do Pastor... estou falando dos fiéis. Não, não estou defendendo porque sou do clube feminista onde a mulher é sempre vítima. Até porque, eu não sei se homens também foram "abençoados" com o leite sagrado do pastor. Estou dizendo apenas que, quando a pessoa crê, ela crê de verdade, ela deposita tudo de bom que ela tem naquela crença, e, jamais, enquanto ela estiver cega no que crê, ela vai imaginar que um outro ser humano vai tirar vantagem disso. O problema está aí, na cegueira.

Seja no mundo dos católicos, dos evangélicos, dos umbandistas, dos candomblecistas (macumbeiro é termo pejorativo e preconceituoso, fique sabendo), enfim.... não importa a religião, sempre vai ter um (ou mais) infeliz que vai tirar proveito da crença alheia. Nada contra religião alguma, pelo contrário, apesar de não ter religião (se tivesse, seria macumbeira.... ixi... fui pejorativa!), acredito que ela pode ser o acalento no coração de cada um. O grande desafio é manter os olhos abertos quando se deposita tanta fé.

A religião não pode ser algo que tampe a sua visão a ponto de vc não enxergar mais nada a sua frente. A ponto de vc não vê que, quando destrata alguém de uma religião diferente que a sua, vc está indo contra a maior de todas as lições divinas: Amar ao próximo como a si mesmo. Vc não pode ficar tão tapado ao ponto de não enxergar que um pastor que usa o momento do culto, o momento da celebração da sua fé, para vender perfume com "cheiro de Jesus" está querendo, SOMENTE, comercializar o produto. Vc não pode achar bacaninha que um babalórixa cobre, o valor que for, para trazer a pessoa amada em três horas como se os Órixas andassem com rolex no pulso. Nada disso é religião, é tudo picaretagem.

Voltando ao caso do pastor pinto abençoado, claro que muita gente pode pensar que os fiéis em questão gostavam da safadeza (e possa ser que alguns gostassem mesmo), mas a questão aí é que as pessoas se deixam levar de tal maneira que passam a acreditar no que não tem o menor sentido. Passam a ter como verdade absoluta e indiscutível os ensinamentos que são passados de acordo com os entendimentos de uma outra pessoa. Enquanto tiver gente que faça questão de se jogar no mundo religioso de olhos fechados, haverá gente que utilizará disso para obter vantagens e mais vantagens. Foi assim que a Igreja Católica dominou nações por anos. Enquanto ninguém questionava, ela dominava.

Refletir,ler, observar, buscar informações, tentar compreender com sua visão, questionar.... essas coisas são fundamentais para que ninguém faça mau uso da sua fé. Não acredite que Deus ou sabe-se lá quem vai te mandar pro inferno porque vc pergunta, porque vc quer saber.... Não! De maneira nenhuma. Não foi, afinal, o próprio Deus que nos dotou do famoso livre arbítrio, que nos deu o direito de escolher as nossas próprias decisões??? E, como podemos escolher se não nos informarmos??? Não vamos dizer "Amém" ou "Asé" para tudo que jogam nos nossos ouvidos... Vamos usar nosso dom de escolher e decidir: com isso eu concordo; com isso eu não concordo.

Por fim, espero que tenha ficado claro que a religão não é problema (nenhuma delas)... e sim, a alienação religiosa, suas marionetes e seus condutores. Para terminar esse post, nada melhor que a nossa ilustre Mafalda mostrando como é complicado quando a sua verdade é mais verdadeira que a do outro :-)




Até a próxima! ;-)

0 comentários: