quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Negra com cabelo liso!!!

Oieeeeeeee!!! Tudo bem??? Espero que todos vocês, que estão aqui quase diariamente, mesmo com o blog paradissimo, estejam ótimos!!! (Sim, o blog tem picos de até 12 visitas/dia)

Vocês já me conhecem né? Eu nem vou me dar ao trabalho de criar uma desculpa para a falta de atualização, vou direto ao que interessa!!!

Independente dos racistas e preconceituosos de todas as cores, credos e classes sociais, a tão falada beleza negra tem o seu valor. Com uma pele muito mais limpa, com menos problemas de cravos e espinhas (de maneira geral), o negro consegue expressar o seu orgulho através de olhares marcantes e bocas que botox nenhum no mundo consegue deixar igual.

Com corpos bem esculturados (quadril largo, seios redondos e pernas bem trabalhadas), as mulheres negras podem se sentir ameaçadas quando o assunto é "cabelo"!!! Os homens, em geral, optam por cortes no estilo "rapa a careca" ou dreeds. Mas a mulher negra não... ela vive o eterno conflito entre "assumir a raça"(???) ou ceder aos modelos sociais.

Algumas exibem com orgulho o seu cabelo crespo, armado.... relutam para não ceder a todo e qualquer processo químico para amansar a fera. Outras, por sua vez, passam a vida inteira de olho nos lançamentos a base de amônia e/ou guanidina (e porque não o formol?) para ter cabeleireiras longas, lisas.... verdadeiros cabelos de comercial de shampoo. Ponto para o grupo 1. Ponto para o grupo 2. Afinal, o que é bonito para você, pode não ser bonito para mim. Porém, se eu me sentir bonita, é muito provável que o mundo me enxergue bonita. Ou seja, a carta da manga é se sentir bem!!! Crespa, encaracolada ou lisa.

Acontece que uma coisa nessa história toda me deixa meio (para não dizer, bastante) puta da vida, é quando dizem que mulheres como eu (fãs do alisamento) estamos negando a raça!!! oO Pqp... como assim "negando a raça"??? Eu estou mudando algo no meu corpo que não me agrada... não estou me fantasiando de outra coisa. É como fazer uma cirurgia plástica no nariz, pôr 200ml de silicone nos seios, malhar desesperadamente para ter o corpo dos sonhos, usar cílios postiços para ter olhos de boneca... As pessoas gostam de se modelar... de ter a imagem que ela considera perfeita, bem ali... no espelho. Onde entra a parte de querer ser o que não sou???

Para, "negar a raça", além de alisar os cabelos eu teria que trocar a cor da minha pele, alterar olhos, boca, nariz.... A única pessoa que conseguiu isso, com o relativo sucesso, foi nosso saudoso rei do pop Michael Jackson (e ainda sim o resultado final foi desastroso). Quando as mulheres negras alisam suas madeixas, elas não deixam de ser negras, nem querem deixar de ser... desejam apenas estar melhor com elas mesmas. Além do que, muitas mulheres brancas, com cabelo preto, não abrem mão de uma boa tintura loiro dourado claro médio. Estariam elas também negando as suas raízes??? Ora, faça-me o favor!!!!

Como eu disse antes, as negras que optam por usar seu cabelo de forma natural merecem ponto sim... elas são lindas... se sentem lindas... elas irradiam beleza!!! A mesma beleza que a negra de cabelo alisado só sente quando seus fios estão esticadinhos. Isso é pura vaidade... questão de gosto. Não tem nada a ver com o lugar de onde vc veio. Até porque, se a gente levar em consideração o oba oba que foi a colonização do Brasil, com brancos, negros e índios misturados.... vai ser muito difícil encontrar alguém por aqui que não tenha, pelo menos, a unha do dedo mindinho do pé lá na África!

Enfim, parem com essa bobagem de tentar adivinhar como as pessoas se sentem com suas origens. Eu sou preta sim!!! Preta do cabelo alisado e pintado de castanho claro. Já usei trancinhas, cabelo enrolado comprido, cabelo enrolado curto pra cima, cabelo cacheado de ondinhas, cabelo liso preto.... enfim... já me vi no espelho de váriasssssssss maneiras..... já comecei meus dias em diversas versões capilares.... e me encontrei como estou agora. Mas nem por isso eu vou deixar de consertar a fala de alguém quando este disser: "ah, vc não é preta não... vc é morena!" (já que para alguns, pretos são somentes os africanos) NÃOOOOOOOO..... sou morena nada.... sou uma negona do quadril largo, da boca grande, dos olhos expressivos e do cabelo alisado!!!

E só para mostrar que alisar ou não o cabelo nada tem a ver com negar ou não a raça.... olhem bem a atriz Sheron Menezes.... nas duas versões... a mulher emana tanta beleza que chega a ser difícil dizer em que momento ela está mais magnifica!!!





Resumindo... o meu orgulho negro não está ligado aos meus cabelos lisos ou não... está na história do meu povo... na força da minha raça em brigar até o fim, mesmo quando o tronco da sociedade continua nos dando chibatadas de preconceito... na coragem de jamais deixar de acreditar que sim, o sol nasce todos.... inclusive para nós!!!


Até a próxima!!!

2 comentários:

kelly Silva disse...

Muito legal seu blog, mesmo que vc diga sempre que escreve pouco quando o faz escreve conteúdo e não baboseira...
Quanto a esse tema, creio que a hipocrisia no Brasil definitivamente nunca vai acabar, sorry. Pior que isso é que o negro está sempre sendo e se sentindo culpado por tudo, até pelas mudanças que faz no próprio visual para melhora da propria auto-estima.Isso é um complô para que permaneçamos sempre às margens, sem coragem pra avançar e conquistar um lugar justo no mesmo patamar "deles" . Porque não perguntam para as brancas se elas negam a raça quando fazem sessões de bronzeamento?

Fabiana Rocha disse...

Kelly lindona... MUITO OBRIGADA!!! Obrigada de verdade!

Seu comentário garantiu meu dia feliz hoje.

Um beijo enorme! :-*