quinta-feira, 25 de março de 2010

E você? Assiste ao BBB???

Ahá! Pensaram que eu havia me esquecido do blog, não é??? Não não não... desta vez eu vou com tudo. São mil coisas para escrever, disponibilizar tempo para isso é que complica!!! rsrs

É claro que, com o grande dia chegando, eu não poderia deixar de falar no programa mais odiado, amado, comentado, aceito e rejeitado do país: Big Brother Brasil e a sua 10ª edição. Afinal, terça-feira é o ápice do programa... a final (eu acho). Talvez, este momento único só perca um pouco do seu brilho se comparado às festinhas bombásticas do programa.



E o que falar sobre o BBB??? O Big Brother parece até um estudo científico em formação: são vários teóricos criando correntes distintas para falar sobre a mesma coisa. Quem, no final das contas, assiste ao programa do Boninho??? Somente as pessoas com nível intelectual mais baixo??? Os intelectuais??? As pessoas ligadas a futilidades??? Os educadores sociais??? A grande massa??? Os formadores de opinião??? Na verdade, ninguém assiste.... ou, pelo menos, não assume.

"Eu não assisto não, mas de vez em quando eu tô zapeando entre os canais e vejo uma cena assim, de uma briga, aí paro pra vê. Mas não gosto". Quantas vezes não ouvimos inúmeras pessoas com essa frase no bolso da camisa, prontinha para entregar a você? Ora ora... assumidos ou não, o fato é que todos assistem, opinam, comentam, e... lá no fundo.... gostam (e muito)!!!

A grande atração da vez é o Big Machão Dourado e suas Douradetes Cadu e Lia. Dominando o programa desde o dia que entrou, Dourado vem se destacando disparadamente entre os demais. Com declarações polêmicas (aquela sobre a contaminação da AIDS só acontecer entre homossexuais, foi o fim da picada), o lutador (que após uma discussão com a Morango disse: se ela fosse homem, apontando o dedo pra mim daquele jeito, ia sair daqui direto para o hospital) se tornou o rei das casas (luxo e puxadinho) e o ídolo de crianças, jovens e aborrecentes adolescentes.

Para mim, que gosto de acompanhar o Big Brother em todos os seus momentos e barracos, não há nenhum problema com o programa. Mesmo com toda a manipulação da Rede Globo (ainda não comprovada), as reações das pessoas ali são típicas do dia-a-dia das pessoas a nossa volta. Eu acho que o mais incômodo é o fato de muito de nós vê na tela, atitudes negativas que praticamos sorrateiramente enquanto usamos as nossas máscaras sociais.

Xingamentos, barracos, gestos sexuais, comentários agressivos etc e tal, é tudo que nós queremos esconder dos olhos do mundo. É igual tirar meleca do nariz: todo mundo faz, mas ninguém precisa ver o outro fazendo. E o BBB traz no seu pacote promocional todas as "porcarias" e vai despejando nas nossas salas, na maior cara de pau. E se alguém me vê no meio dessa sujeira toda??? Tá doido! Tira isso daqui!!! .

E quando o que é dito e feito lá dentro deixa de ser algo que se queira esconder e passa a ser as regras de vida das pessoas??? Quantos adolescentes (e até mesmo homens feitos) estão agora nos corredores escuros das academias, catando aquele cara que venda anabolizante para o "muque" ficar igual ao do Dourado??? Quantas meninas não passaram a confessar aos seus namorados de noitada que adoram levar uns tapinhas, depois que a Anamara declarou que gosta de apanhar??? E os nossos indecisos entre beijar menino ou menina.... depois da belissíma lésbica com nome de fruta doce e do sensacional gay orgástico... ficou mais fácil se decidir, né???

Pois bem. Quanto a isso, vamos combinar, a culpa não é só da TV. Um programa, por maior que seja, não é o único que forma o caráter de uma pessoa, quer seja ele bom ou ruim. Para isso é preciso mais. Os valores são passados diariamente, frequentemente por todos que nos cercam: pais, mães, professores, amigos, parentes... É inegável a influência da TV e todas as suas maneiras de formar opinião... mas não podemos esconder todas as nossas falas e ações debaixo do tapete e fazer de conta que não temos nada a ver com o comportamento dos nossos próximos.

Então, é isso... o Big Brother Brasil está aí, com todos os seus personagens principais e figurantes, encerrando o seu décimo ano na telinha e certamente se preparando para o décimo primeiro aniversário em 2011. Polêmico, divertido, emocionante, imundo, deslumbrante... não importa o adjetivo que você dê... o sucesso é fato e quanto a isso, não há nada que podemos (ou queremos) fazer!

2 comentários:

Silvandi disse...

Eu não assisto, mas quando a tv está ligada no Globo na hora do BBB, ai eu dou uma olhada, kkkkk.
Gostei do texto.

Escola Municipal Simões Filho disse...

Perefeita sua crítica, poderia fazer parte de qualqeur coluna de sucesso. beijitos