quarta-feira, 3 de março de 2010

Um dia nas Trevas!!!

O dia hoje foi, como posso dizer.... sombrio!!!

O alarme tocou às 05:30h da matina, anunciando que o dia havia começado. Pulei da cama para desligar (porque se eu desligar o alarme ainda deitada, eu durmo novamente). Desliguei no tato e, aos abrir os olhos, tive a sensação que programei o alarme erradamente. Tava um bréu danado dentro do quarto.

Meio grogue de sono ainda, fui conferir a hora e era mesmo 05:30h. Entre a vontade de voltar a dormir e a confusão do horário, lá se foi minha pessoa acender a luz:

- Poha! Até o interruptou tá me sacaneando hoje.

Outra tentativa de acender outra lâmpada e mais um palavrão.

As lâmpadas estão todas queimadas?
Não! A casa estava sem luz!

Foi aí que notei, finalmente, que os ventiladores do quarto e da sala estavam parados. Lá vou eu encarar a escuridão: banho no escuro, café no escuro, achocolatado do filhote no escuro, arrumar cabelo no escuro e lá sigo eu. Como pano de fundo, o filhote de 05 anos, sem querer fazer xixi com a luz do banheiro apagada. Segura a mão de mamãe e lá vamos nós.
Antes de ir para o trabalho, a primeira parada é na casa de tia, para deixar o filhote. Com R$2,50 na mão, uma passada no banco ia me salvar do vexame de não ter dinheiro pra voltar pra casa. Antes da casa de tia, passada rápida no caixa eletrônico e.... surpresa.... não era só minha casa sem luz, era o bairro todo. Ou seja, caixa eletrônico desligado.

Como dizem que o trabalho engradece o homem, beijo de tchau no filhote  lá na casa da tia.... sigo eu para o ponto do buzu (ônibus). Cartão de meia passagem zerado, gastei R$2,30 dos meus ricos R$2,50. Próximo ao trabalho tem outro caixa eletrônico, dá pra passar lá.

Uma hora e quinze minutos de viagem depois, a recepção no trabalho: Um prédio onde funcionam três instituições. Uma funcionária de empresa diferente da minha está no portão:
- Bom dia.
- Bom dia.
- Vocês vão trabalhar o dia todo hoje?
- Até onde eu sei, vamos. Eu estou chegando agora
- E vão fazer o que sem luz?
(Rápida olhada para uma janela e a visão de um ventilador ligado) - Mas estamos sem luz?
- Ainda não. Mas vão trocar os postes da área e a luz só a tarde.
- Ahhh!!!
(No mesmo momento som ao fundo de várias vozes: faltou luz).
A empresa de energia avisou a uma das instituições (uma escola de educação infantil) que hoje os postes de luz seriam trocados e que luz elétrica só a tarde ou amanhã.
Um prédio apertado, quase sem janelas, calor de 32º, nada de ventilador, diga lá ar-condicionado!!!

Lá pelas 14h, a luz voltou para o estabelecimento onde está o tal caixa eletrônico. Lá vou eu! Duas pessoas na fila, alguns resmungos e lá estou eu, salvando a minha pele da caminhada até em casa (se de ônibus é uma hora e quinze.... imagine a pé?!). Cartão inserido, opção de saque escolhida, e, ao invés de aparecer a tela para digitação da chave de segurança, o que apareceu????..... a mensagem: "Seu cartão chave de segurança expirou. Se você ainda não recebeu o seu, retire um avulso numa agência". Ainda tentei digitar o número da chave do cartão antigo e nada!

Detalhe importante, a agência mais próxima fica a uma hora de caminhada.

Volto para o trabalho desesperada por dentro, mas sem perder a pose. Tempos depois a luz chegou e os funcionários nem comemoraram.... todos seriam liberados se ela não voltasse até 15h.... a infeliz da luz chegou 14:40h.

Disfarçando o desespero, lembrei que na gaveta da minha mesa de trabalho sempre largo umas moedas que recebo de troco.... lá no trabalho sempre rola vaquinha pra lanche e é bom não ser pega desprevenida. Catei todas as moedas, total de R$3,10. Ufa, vou pra casa. Tem faculdade hoje. Dois transporte. Uma passagem. Destino: casa!!!
É... o dia hoje foi "panque" e amanhã vou na tal agência (tem uma perto aqui de casa) para pegar o cartão e ter dinheiro para encarar mais um dia... desta vez com luz (eu espero)!!!

Fui!!!!

1 comentários:

JAIR NOBRE disse...

minina vc e d+ viu rsrs adorei bjs